7 dicas para escolher a melhor escola de educação infantil para o seu filho

Mordidas na educação infantil: Por que isso acontece?
21 de agosto de 2019

7 dicas para escolher a melhor escola de educação infantil para o seu filho

7 dicas para escolher a melhor escola de educação infantil para o seu filho

Por Beatriz Ione –Coordenadora Pedagógica e Psicomotricista da Escola Campos Piaget

 

Na infância, é sempre um desafio matricular a criança numa escolinha e preparar-se para a primeira separação da família de um serzinho tão pequeno e dependente. É uma nova realidade e um teste de adaptação para todos, pensando nisso, a equipe da Escola Campos Piaget preparou este guia rápido para os pais. Então, se você está se preparando para esse momento, veja 7 dicas para escolher a melhor escola de educação infantil para o seu filho.

 

Pesquise sobre a escola

 

 

Além de visitar é de extrema importância que você pesquise sobre a escola nos sites de busca e redes sociais. As avaliações de outros pais nas páginas da escola, as postagens e comentários também podem ajudar na hora de tomar a decisão, pois isso permite acompanhar e saber como as outras pessoas avaliam aquela instituição de ensino.

Recomendações de amigos, parentes e vizinhos são excelentes pois acabam transmitindo mais tranquilidade e segurança para os pais, mas é muito importante que pesquisem outras opções antes de fechar a matrícula.

 

Marque visitas em diferentes horários

 

Descubra se a criança fica muito tempo dentro da sala de aula

 

Algumas escolas só atendem com visitas agendadas, isso por conta do horário de atendimento da equipe comercial da instituição ou para que possam “organizar” os ambientes para recebê-los. É importante marcar visitas em diferentes horários (refeições e atividades) para conferir de perto como a equipe da escolinha se reporta aos alunos, a forma de tratamento e o carinho com que as professoras lidam com as crianças em diversos aspectos.

Se a escolinha sugerir horários que você possa visitar para presenciar as crianças em diferentes atividades faça isso, pois assim você poderá acompanhar de perto um pouco da rotina diária que seu filho terá.

É válido que um responsável queira conhecer a nova escola sozinho, mas caso prefira é seu direito conhecê-la com as pessoas que são importantes para ajudar a fazer a melhor escolha nesse momento. Pode levar quem quiser: mãe, pai, avó, avô ou tios se eles ajudarem a sanar as dúvidas e trazer segurança para você. É um momento da família e os pais devem levar em consideração a opinião de pessoas que são importantes antes de tomar uma decisão.

 

 

Visite todos os espaços da escolinha

 

 

 

Descubra o que seu filho vai aprender na escolinha

Esta é outra valiosa dica para escolher a melhor escola de educação infantil para o seu filho. A Equipe da Escola Campos Piaget reforça a importância de os pais verificarem se a escolinha oferece ambientes arejados e iluminados para que a criança se sinta confortável, objetos adaptados de acordo com a altura das crianças para desenvolver sua autonomia, espaços bem ventilados para diminuir a propagação de doenças respiratórias, iluminação adequada etc.

Peça sempre para visitar todos os locais do prédio, pois mesmo que a criança entre no jardim de infância ela pode explorar todos os espaços escolares e futuramente realizará as atividades em outras salinhas, por isso, cheque tudo!

 

 

Descubra se a criança fica muito tempo dentro da sala de aula

 

Entenda quais são os momentos de interação extraclasse

 

Entenda quais são os momentos de interação extraclasse. Se perceber que as crianças vão passar 4h dentro da sala de aula, fuja!

É de extrema importância e necessidade que elas realizem atividades nos outros espaços da escolinha, explorando e vivenciando trocas e interações que vão ampliar seu repertório de movimento e desenvolver sua autonomia.

Na Escola Campos Piaget, todos os dias, nossos alunos realizam 30 minutos de aula de psicomotricidade no playground, além das aulas de Balé e Taekwondo, aulas de musicalização, arte, teatro e dança.

 

 

 

 

O que meu filho vai aprender na escolinha?

 

Pesquise sobre a escola nos sites de busca e redes sociais

 

 

Verificar se a metodologia está de acordo com as expectativas da família é algo relevante. Hoje em dia existem diversas abordagens e concepções de ensino e é importante que os pais procurem entender um pouco sobre o que elas proporcionam para a criança.

Na Escola Campos Piaget, por exemplo, trabalhamos com o Sistema Objetivo de Ensino, o maior conglomerado educacional do país, que traz como concepção o construtivismo e a metodologia por resolução de problema, nele a criança não irá receber conteúdo pronto e tradicional, mas fará parte da construção de seu próprio conhecimento através das situações oferecidas a ela sempre em problematizações.

Com isso, elas são levadas a pensar em como resolver os conflitos inseridos nas atividades, o que proporciona o desenvolvimento de seu raciocínio, pensamento crítico e atende as competências necessárias de acordo com a lei educacional vigente.

 

 

 

Legislação e documentos obrigatórios

 

 

De acordo com as normas educativas a idade obrigatória para matricular a criança na escola é somente aos 4 anos, porém sabemos que nem sempre a vida corrida, o trabalho e a dinâmica da família permitem esperar tanto tempo.

Ao matricular seu filho numa escola de educação infantil é importante saber se a instituição é autorizada pela Diretoria Regional de Ensino e atende as exigências de acordo com a legislação (considerando o número de crianças por turma, idade, professor e até por metro quadrado permitido pela lei).

É fundamental que os pais ou responsáveis verifiquem quantos professores ficarão com seu filho no período de aula escolhido, certifiquem-se de que são todos formados e se o aluno terá auxiliares para acompanhar nos cuidados primários (trocas de fraldas, idas ao banheiro e higienização bucal por exemplo).

Outros dados importantes para checar são: conferir se a escola tem os documentos obrigatórios para funcionamento, como o alvará emitido pela prefeitura, autorização e vistoria da licença dos Bombeiros (AVCB), treinamento de primeiros socorros obrigatório de acordo com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) e limpeza de caixa d’água em dia.

 

 

Pode perguntar à vontade!

 

 

Equipe da Escola Campos Piaget durante Encontro pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo

 

A última das 7 dicas para escolher a melhor escola de educação infantil para o seu filho é não ter medo de perguntar.  Tire todas as suas dúvidas com a equipe que te atender, e aí vale até aquela perguntinha que você acha que é “boba”.

Tudo é válido para que você conheça e confie na instituição de ensino que está matriculando seu filho. É importante que você saiba todas as atividades que serão oferecidas, os benefícios, os valores, descontos, cuidados primários, quantas refeições a criança realizará no período escolar, documentos para efetivar a matrícula e o que precisa enviar na mochila.

Além disso, é essencial entender como a escolinha lida com a adaptação da criança nos primeiros dias, os períodos de férias, eventos escolares oferecidos e tudo que possa trazer conforto e segurança para que a família e a criança encontrem a melhor opção. Em resumo, seguindo essas 7 dicas, com certeza, você saberá escolher a melhor escola de educação infantil para o seu filho.

 

 

ana
ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das nossas novidades!

Preencha abaixo, e seja o primeiro a saber:

Sucesso!

Você receberá as nossas novidades pelo e-mail utilizado